Simulado do Detran - Detran SP MG DF RJ Simulado do detran - Preparare-se para prova do detran

Placas de trânsito

Os sinais de trânsito no Brasil tem suas especificações determinadas pelas resoluções 180/2005, 243/2007 e 236/2007 do CONTRAN. Ela faz parte das sinalizações de trânsito classificadas como Verticais pela resolução nº160/04.

As placas de trânsito estão normalmente fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou eventual, variáveis, por meio de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.

Tipos de Placas

As placas de trânsito estão divididas em três espécies, que são as de Regulamentação, Advertência e Indicação.

Placas de Regulamentação

Tem por finalidade informar aos usuários das condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constitui infração.

Placas de Advertência

Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.

Placas de Indicação

Tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem um caráter meramente informativo ou educativo, não constituindo imposição.



TITULO DESCRIÇÃO
Placas de Regulamentação - Trânsito Sinalização de trânsito classificada como vertical. As placas de regulamentação indicam as obrigações, proibições e limitações dos usuário
Placas de Advertência - Sinalização viária Sinalização de trânsito classificada como vertical. As placas de advertência alertar aos usuários da via das condições potencialmente perigosas
Placas de Indicação Placas de Indicação. Placa que tem o objetivo de indicar locais, percursos, distância e atrativos turísticos para os usuários da via.
Placas de Obras - Sinalização de trânsito Sinalização de trânsito classificada como vertical. As placas de Obras indicam aos usuários da via sobre intervenções temporárias.
DNIT vai desligar radares em estradas O DNIT informou que até meio do ano de 2016 vai desligar os radares em estradas concedidas à iniciativa privada